quarta-feira, agosto 30, 2006

Sistema dopaminérgico

"Neural Differentiation of Expected Reward and Risk in Human Subcortical Structures"
Kerstin Preuschoff, Peter Bossaerts e Steven R. Quartz
"Neuron", Vol 51, 381-390, 3.Agosto.2006

«Na tomada de decisão em situação de incerteza, os estudos económicos enfatizam a importância do risco, adicionalmente ao ganho esperado. Os estudos de neurociência concentram-se mais no ganho esperado e na aprendizagem do que no risco. Nós combinámos o recurso à imagiologia funcional com um jogo simples para fazer variar o ganho esperado e o risco simultaneamente, mas de modo não correlacionado. Apoiando-nos na teoria da decisão financeira, modelámos o ganho esperado como a expectativa matemática do ganho, e o risco como a variância do ganho. A activação das estruturas dopaminocetivas relacionou-se com ambos os parâmetros matemáticos. Estas activações diferenciaram-se espacialmente e temporalmente. Temporalmente, a activação relacionada com o ganho esperado foi imediata, enquanto que a activação relacionada com o risco ocorreu com atraso. (...) Estes resultados sugerem que a tarefa primária dos sistema dopaminérgico é conduzir os sinais dos ganhos estocásticos, tais como o ganho e risco esperados, para além do seu papel na aprendizagem, motivação e projecção [salience].»


"Can anticipatory feelings explain anomalous choices of information sources?"
Kfir Eliaza e Ran Spieglerb, "Games and Economic Behavior"
Volume 56, Issue 1 , Julho 2006, Pp. 87-104
«O bem-estar dos agentes é frequentemente e directamente afectado pelas suas crenças, na forma de antecipação de sentimentos tais como ansiedade e expectativa. Os economistas têm tentado modelar este efeito introduzindo as crenças como argumentos na função de utilidade von Neumann-Morgenstern (vNM) dos formadores de decisão. Pode-se esperar que um tal modelo seja capaz de explicar atitudes anómalas relativamente à informação que observamos na realidade. Mostramos que o modelo possui várias limitações quanto a este aspecto, desde que a actualização Bayesiana seja mantida.»

Metodologia

"Method Matters: An Empirical Study of Impact in Cognitive Neuroscience"
Artigo de Lesley K. Fellows e outros, publicado no Journal of Cognitive Neuroscience (vol. 17, nº 6 - Junho 2005).

Análise de literatura publicada sobre neurociência cognitiva, comparando o recurso ao estudo de lesões e à imagiologia funcional. Os investigadores admitem que o recurso ao estudo de lesões ainda conrinuará a ser importante, apesar desta técnica manifestar alguma diminuição relativamente à imagiologia funcional.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Teoria económica


«Ao longo do passado meio século os economistas responderam ao desafio que Allais [1], Ellsberg [2] e outros levantaram ao neoclassissismo, quer estabelecendo fronteiras à teoria económica, quer optando por abordagens descritivas. Embora ambas estas estratégias se tenham revelado muito frutíferas, nenhuma forneceu uma clara abordagem programática que aspire a uma completa compreensão do processo de decisão humana, tal como fez o neoclassissismo. Existe, contudo, crescente evidência de que os economistas e os neurobiólogos estão agora a revelar os mecanismos físicos pelos quais a neuro-arquitectura realiza a tomada de decisão. Embora ainda na sua infância, estes estudos sugerem quer uma moldura unificada para compreender a tomada de decisão pelos humanos, quer quer uma metodologia para contenção do âmbito e da da estrutura da teoria económica. De facto, existe já evidência de que estes estudos colocam constrangimentos matemáticos aos modelos económicos existentes. Este artigo faz a revisão de alguns desses constrangimentos e sugere o âmbito de uma teoria neuroeconómica da decisão.»

"Physiological utility theory and the neuroeconomics of choice"
artigo de Paul W. Glimcher, Michael C. Dorris e Hannah M. Bayer
Games and Economic Behavior, Agosto de 2005

[1] Allais M., "Le comportement de l’homme rationnel devant le risque, critique des postulats et axiomes de l’ecole americaine". Econometrica. 1953;21:53–526.
[2] Ellsberg D., "Risk, ambiguity, and the savage axioms". Quart J Econ. 1961;75:643–669

terça-feira, agosto 15, 2006

Decisões, Incerteza e o Cérebro

«[...] As aranhas e as formigas estão longe de ser mestres da matemática ou magos das probabilidades (e eu temo que aconteça o mesmo com muitos membros da Confraria dos humanos, mas não vou agora desenvolver esse ponto.) No entanto, elas comportam-se tal como os modelos económicos da satisfação [satisficing] tipicamente predizem. Elas fazem-no na procura de comida, de acasalamento, de segurança do lugar para descansar, e por aí fora. Resumidamente, a modelação económica mostra que criaturas muito estúpidas podem fazer coisas muito espertas, não pensando nelas coisas tal como faria um teórico da decisão, mas precisamente como resultado de milhões de anos de estratégias ao acaso que levaram algumas espécies a adquirir uma boa probabilidade de ficar por cá, pelo menos durante mais uma geração - supondo que o mundo se mantém mais ou menos estável durante a existência dessa geração.

«Os neurónios do cérebro também são, cada um deles, bastante estúpidos. Mas séculos de evolução conduziram-nos a respostas probabilísticas para que, em conjunto, criem estratégias para manter todo o organismo intacto durante mais uma geração (continuando a supor que o mundo se mantém mais ou menos estável durante a esse tempo). Para Glimcher, os modelos econométricos são tão precisos como qualquer coisa que se possa imaginar para mostrar que biliões de neurónios estúpidos podem agir em conjunto para aumentar a probabilidade de que o sistema - o animal - utilize avisadamente os seus recursos para garantir a sua permanência no mundo durante mais algum tempo.»

Recensão de Paul A. Wagner ao livro
"Decisions, Uncertainty, and the Brain:
The Science of Neuroeconomics
"
de Paul W. Glimcher
MIT Press, 2003.

Diferenças individuais

"Identifying Individual Differences: An Algorithm With Application to Phineas Gage
artigo de Houser, Daniel, Antoine Bechara, Michael Keane, Kevin McCabe, e Vernon Smith
in Games and Economic Behavior.

Um dilema

"Risk Preference Instability Across Institutions: A Dilemma", de Berg, Joyce, John Dickhaut e Kevin McCabe
Proceedings of the National Academy of Sciences

Neuroeconomia

«A Neuroeconomia é o estudo de como o cérebro interage com o ambiente externo para gerar comportamento económico. A investigação neste campo proporcionará aos cientisas sociais uma melhor compreensão do processo de tomada de decisão dos indivíduos para melhor prever o comportamento económico.»

In Neuroeconomics (pdf) artigo de Kevin McCabe,
da George Mason University (EUA)
na Encyclopedia of Cognitive Science

domingo, agosto 06, 2006

Ganhos e Perdas

Uma equipa de cientistas do California Institute of Technology, de Pasadena, realizou experiências com humanos em jogos simulados que mostraram que perante a avaliação de uma situação envolvendo probabilidades de ganhos e de perdas, as pessoas se concentram primeiro, durante um curto lapso de tempo, nos ganhos, e só depois no risco de perdas. Esta descoberta foi possível pelo recurso às técnicas de imagiologia, dado que a avaliação de ganhos e de perdas se processa em diferentes zonas do cérebro.

Os resultados deverão ser publicados na edição de Agosto da revista Neuron. Notícia no MSN Health & Fitness.