10:30 George Steiner (Conferência de abertura)
15h00 A teoria das cordas e o paradoxo da não-verificabilidade Dieter Lüst: "Previsibilidade do panorama das cordas em Física das Partículas e em Cosmologia" Peter Woit: "A teoria das cordas e a crise da Física das Partículas"
17h00 Que progressos nas ciências da vida? Gerald Edelman: "Da dinâmica do cérebro à consciência: nenhum limite à vista" Wolf Singer: "Desafios nas Neurociências" | 09h30 Incompletude e inconsistência Luis Alvarez-Gaumé: "Ideias e falsidades acerca da teoria das cordas e os limites da Ciência" Lewis Wolpert: "Quanto precisamos de saber acerca das células? "
12h00 Helga Nowotny: "A produção do conhecimento e as suas condicionantes: considerações epistémicas e societais
15h00 O nosso entendimento sobre o lugar do homem no universo Eörs Szathmáry: "Origens, perspectivas e limitações da Humanidade" John Horgan: "O código neuronal, o último grande problema da ciência"
17h00 Diálogo de encerramento Freeman Dyson Laura Bossi Jean-Pierre Luminet |
4 Comments:
Foi com muita pena minha que não pude estar presente.
Suponho que as comunicações previstas tenham sido motivo de grande interesse e oportunidades para uma aprofundada reflexão.
O tema é muito actual e da minha predilecção.
Pois é, desgraças: também não pude ir, com grande pena. Encontrei algumas referências na imprensa, mas nada de detalhado sobre o Steiner, excepto este resumo do Público. O Cachimbo esteve lá mas conseguiu não dizer nada (e os comentários ainda menos). O Brumas idem. Salva-nos o Natura que faz um pequeno resumo. Fiquei intrigado: a saída, se existe, estará nas crianças? Isto evoca Agostinho da Silva. Será porque Steiner crê que os adultos já não têm salvação (em termos de aquisição de conhecimentos)?
Mais referências no De Rerum Natura aqui e aqui.
Muito obrigada pelas referências, sem qualquer dúvida, muito úteis.
Enviar um comentário
<< Home