quinta-feira, janeiro 11, 2007

Cérebro quântico

A "NeuroQuantology" é uma revista que se publica desde 2003, e que se apresenta como "uma publicação interdisciplinar da Neurociência e da Física Quântica". A última edição apresenta alguns artigos sobre a hipótese do "cérebro quântico", com a curiosidade da revelar algumas experiências que "provam" a existência de um efeito não local de uma substância química sobre a actividade cerebral, através do "entrelaçamento quântico". Embora o entrelaçamento quântico seja aceite em termos de partículas, a hipótese de que a passagem de impulsos magnéticos através de um analgésico, na direcção dum cérebro humano, pode "transportar" para lá os efeitos analgésicos, parece-se muito com charlatanismo. No entanto, aqui fica a referência.

  • "Evidence of Non-local Physical, Chemical and Biological Effects Supports Quantum Brain" - Huping Hu, Maoxin Wu

    «Realizámos experiências [...] para testar a possibilidade de entrelaçamento quântico [quantum-entangling] das entidades quânticas no interior do cérebro com as de uma substância química externa. Descobrimos que a aplicação de impulsos magnéticos ao cérebro quando um anestésico era colocado de permeio, leva o cérebro a sentir o efeito desse anestésico, tal como se o indivíduo o tivesse inalado. Também descobrimos que a ingestão de água exposta a impulsos magnéticos, luz laser ou micro-ondas, quando um anestésico é colocado de permeio, também causa efeitos cerebrais em diversos graus. Através de experiências adicionais verificámos que o referido efeito cerebral era de facto consequência do entrelaçamento quântico. Estes resultados contrastam a crença de que o entrelaçamento quântico só por si não pode ser utilizado para transmitir informação e apoia a possibilidade de um cérebro quântico.»

  • "Dynamics and Adaptation: Consciousness, Cognitive Science, and Quantum Mechanics" - Jon R. Courtney

    «Este artigo examina o ponto de situação de algumas das explicações da consciência, comparando e avaliando os pontos de vista da Psicologia (isto é, conhecimento) e da Física (isto é, mecânica quântica). Sugere-se que as duas abordagens possuem similaridades tanto ao nível metodológico como teórico, e que devem beneficiar de consideração mútua.»

  • 4 Comments:

    Blogger AEnima said...

    Ola Joao,

    Vim do blog da greentea. Estou a adorar este tema.

    Eu sou economista, a terminar agora a minha tese de PhD. A minha irma eh psicologa com 2 mestrados e a iniciar agora o doutoramento dela em neuro-farmacologia. O assunto eh fascinante (para mim) e estava a pensar comecar a escrever papers com ela nesta area, ja que os psicologos tem muitas falhas a nivel estatisco/matematico de modelizacao e eu poderia ajudar a credibilizar o argumento.

    Vou voltar para ler-te aos poucos e me ir informando. Obrigado

    4:36 da manhã  
    Blogger greentea said...

    ora que coisa interessante ! desconhecia q a menina aenima era economista e que se interessava por temas quanticos !!

    Pois fiz há dias um aterapia quantica e tb estou altamente interessada no assunto!

    Aceito contribuiçoes .

    Vai haver um curso proximamente e creio bem q vou lá estar!

    Um abraço

    1:01 da tarde  
    Blogger wicky said...

    tenho feito algumas postagens sobre terapias quanticas e Inteligencia quantica, porque o tema me fascina!!

    Vim até aqui através da Greentea.

    11:52 da manhã  
    Blogger carlos viana said...

    gostaria de saber quaais são os efeitos colaterais do softwvare mente quantica na saude das pessoas em geral

    8:39 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home