Adenosina
Artigo de Maria José Diógenes, Catarina Cunha Fernandes, Ana Maria Sebastião e Joaquim Alexandre Ribeiro, da Faculdade de Medicina de Lisboa, publicado no Journal of Neuroscience de Março de 2004.
«Tanto a adenosina como o factor neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) influenciam a placticidade neurológica. Investigamos o modo como a adenosina influencia a acção do BNDF na transmissão sináptica da area CA1 do hipocampo de ratos. [...] Conclui-se que a libertação pré-sináptica de adenosina , através da activação de receptores A2A, facilita a modulação de BDNF na transmissão sináptica em sinapses do hipocampo.»Maria José Diógenes e Joaquim Alexandre Ribeiro pertencem ao Grupo de Neuromodelação do Instituto de Medicina Molecular, que se dedica ao estudo dos mecanismos envolvidos no controlo da libertação e acção de neurotransmissores, ou seja, das moléculas que funcionam como mediadores químicos da comunicação neuronal.
Catarina Cunha Fernandes pertencem ao Grupo de Neuroprotecção do Instituto de Medicina Molecular, que investiga os mecanismos moleculares e celulares envolvidos na lesão e protecção de neurónios após vários insultos como, por exemplo, a privação de oxigénio.
Ana Maria Sebastião é Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e investigadora principal do Laboratório de Neurociências do Instituto de Medicina Molecular.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home