terça-feira, março 28, 2006

Cérebro e evolução



Bruce Lahn, professor do Howard Hughes Medical Institute, investiga a evolução do cérebro (podcast de 1:24 min).
http://research.uchicago.edu/highlights/resources/media/lahn_sciencentral_128k.mp3

Documentos relacionados:
  • "Microcephalin, a Gene Regulating Brain Size, Continues to Evolve Adaptively in Humans" - Science, Setembro 2005
  • "Positive selection on the human genome" - Human Molecular Genetics, Julho 2004
  • "Ongoing Adaptive Evolution of ASPM, a Brain Size Determinant in Homo sapiens" - Science, Setembro 2005
  • Evolution Of Human Brain Hasn't Ceased de Jessica Ruvinsky (Janeiro de 2006):
    «O pensamento humano pode estar, ou não, a evoluir, mas o cérebro está certamente. Bruce Lahn e os seus colegas do Committee on Genetics da Universidade de Chicago anunciaram que pelo menos dois genes activos no vérebro humano evoluiam recentemente.

    «Nitzan Mekel-Bobrov, estudante do laboratório de Lahn e principal autor de dois papers publicados na revista Science, afirma que 'A evolução humana não é estática'. Os genes estudados, designados como Microcephalin e ASPM, ajudam a determinar o tamanho do cérebro. Os genes possuem muitas variantes funcionais, mas uma variante de cada gene é mais comum dos que as restantes.

    «Os investigadores descobriram que essas variantes surgiram há aproximadamente 37 mil anos (para o Microcephalin) e 5.800 anos (para o ASPM) e que a respectiva frequência aumentou rapidamente através da selecção natural. É impressionante que as datas coincidam, respectivamente, com a emergência do simbolismo na Europa e das cidades e linguagem escrita no Médio Oriente.

    «Ninguém sabe se as versões em questão fazem aumentar o tamanho do cérebro, e a relação entre o tamanho do cérebro e a inteligência também não é clara. Nem se sabe ainda se estas variantes são mais comuns nuns lugares do que noutros. Mas se as versões favorecidas dos genes capacitarem as pessoas para terem mais filhos, num abrir e fechar de olhos estarão espalhadas por toda a parte.»
  • "The Gene That Made Us Human", de Zach Zorich (Março 2004):
    «Os cientistas há muito que suspeitam que os humanos desenvolveram grande cérebros porque os seus ancestrais hominídeos tinham que vencer ou iludir predadores, aprender a usar o fogo e desenvolver estruturas sociais complexas. Os hominídeos espertos sobreviveram, enquanto que os estúpidos tinham maiores probabilidades de serem comidos ou de morrerem congelados. Ao longo de milhões de anos, o resultado deste jogo de sobrevivência do mais apto foi o surgimento dos modernos humanos, de grandes cérebros e peculiarmente inteligentes. Agora Bruce Lahn, um investigador biomédico da Universidade de Chicago, descobriu a primeira indicação clara das mudanças genéticas que conduziram a uma rápida expansão do cérebro.»