quarta-feira, novembro 16, 2005

Criatividade


Renee Hopkins Callahan




Citando um estudo de Terence Ketter e outros (Univ. Stanford), Renee Hopkins Callahan escreve no Corante que continua a surgir evidência relacionando a criatividade com a ocorrência de perturbações mentais, nomeadamente a doença bipolar:
«A minha experiência pessoal é a de que existe por vezes uma linha muito estreita a dividir a criatividade e estados mentais que muita gente consideraria como anormais. Esta linha pode ser tão estreita que tudo dependa das manifestações serem positivas ou negativas - se forem positivas, chamam-lhe criatividade; se forem negativas, chamam-lhes perturbações da personalidade (embora também existam manifestações positivas e negativas de traços de criatividade).

«Sempre houve uma ligação entre o comportamente bipolar e a criatividade - o estado maníaco bipolar pode resultar de impulsos positivos (criatividade) ou de impulsos como fazer compras ou praticar sexo (considerados negativamente, embora dependendo do orçamento familiar ou do estatuto/escolha do parceiro ou parceiros!).»
As revelações de Renee Callahan decorrem de um estudo da Universidade de Stanford que detectou que filhos de pais com doença bipolar apresentam maiores índices de criatividade - ler notícia.

Renee Callahan coloca a hipótese de os indivíduos cujos cérebros se encontrem mais disponíveis para receber estímulos do exterior, poderem desenvolver comportamentos:
1. Criativos, dada a sua abertura a novas possibilidades e estímulos, que lhes proporcionam mais e mais informação, permitindo-lhes efectuar mais conexões e desenvolver novas ideias, ou
2. Psicóticos, porque a abertura a novas possibilidades e estímulos sobrecarrega o sistema nervoso e conduz à doença.

Num outro estudo em que Terence Ketter também participou, "Decreased N-Acetylaspartate in Children with Familial Bipolar Disorder" detectou-se, em filhos de pessoas com desordem bipolar, uma diminuição duma substância química (N-Acetilaspartato, considerado como marcador da integridade neuronal) que também ocorre nos doentes com aquela disfunção.