segunda-feira, novembro 14, 2005

Arte e Conhecimento

A Dana Foundation, organização sem fins lucrativos, constituída por cientistas e devotada à divulgação pública dos avanços na investigações sobre o cérebro, publicou o relatório de 2005 "Arts and Cognition" - relatório de progresso sobre as investigações nesta área científica. (ficheiro pdf de 129 páginas, 841 K).
Alguns do assuntos abordados neste relatório são:
  1. Problemas que surgem na juventude
  2. O movimento e problemas relacionados
  3. Danos no sistema nervoso
  4. Neuroética
  5. Problemas neuroimunológicos
  6. Dor
  7. Problemas psiquiátricos, comportamentais e de dependência
  8. Problemas dos sentidos e do funcionamento corporal
  9. Células estaminais e neurogénese
  10. Problemas do pensamento e da memória
Entre os membros da Dana Foundation encontram-se os investigadores António e Hanna Damásio

«O relatório de progresso de 2005 sobre a investigação do cérebro apresenta uma visão de algumas das áreas mais desafiadoras da investigação médica: por exemplo, as causas do autismo, a doença de Parkinson, danos no sistema nervoso, dor e investigação em células estaminais. Um ensaio acerca das "artes e conhecimento" explora a ideia de que a educação artística pode ajudar a aprendizagem em outras áreas. Uma extensiva lista de referências é disponibilizada, juntamente com informações acerca da Dana Foundation e dos seus membros.»


Entre as iniciativas da "Dana Foundation" encontra-se a Brainy Kids (à qual pertence imagem ao lado) que apresenta online diversa informação científica para os mais novos, de uma forma divertida, incluindo jogos, experiências, etç.