segunda-feira, março 09, 2009

Midbrain Mutiny: The Picoeconomics and Neuroeconomics of Disordered Gambling
Don Ross, Carla Sharp, Rudy E. Vuchinich e David Spurrett


     A Picoeconomia, ou análise dos padrões de consumo, é definida pelos autores deste livro como a «modelação das escolhas intertemporais num mercado sub-pessoal [subpersonal] onde o equilíbrio entre os diferentes interesses é atingido através da negociação». Dito assim, parece a definição da economia de mercado, mas é apenas mais uma teoria que vai recuperar o famigerado homo æconomics. A investigação integra-se na corrente da Neuroeconomia, com apoio de investigação laboratorial por recurso a técnicas de imageologia.
     Segundo uma recensão publicada pela revista JASSS (ler —>), o livro enumera os "métodos que os humanos adoptam para auto-controlo e para evitar uma gama de escolhas excessiva de soluções de curto prazo: as regras pessoais de comportamento auto-impostas são aquelas em que os autores se focam mais extensivamente, e são de facto as estratégias nas quais, ao longo do livro, se baseia o conceito de que o comportamento é um equilíbrio entre jogos de negociação entre interesses sub-pessoais".
     Segundo a recensão da MIT Press (ler —>), "o livro descreve a dependência patológica [addiction] como uma disfunção crónica do equilíbrio entre o sistema dopamínico do cérebro médio [midbrain] e o sistema serotogénico frontal e pré-frontal, e revê recente evidência de investigações sobre a eficácia de drogas anti-dependência. Os autores argumentam que a melhor maneira de compreender a dependência patológica do jogo [gambling] é utilizando um modelo um modelo híbrido picoeconómico-neuroeconómico".

quarta-feira, março 04, 2009

Neuroeconomics and Public Management

Revising the Fundamentals: Insights of Neuroeconomics for Economic Foundations of Performance-Related Pay in Public Management
Utz Helmuth
Transformations in Business & Economics - Vol. 8, No 1(16), 2009

Utz HelmuthABSTRACT. This paper concentrates on recent findings in the upcoming field of neuroeconomics where researchers use new neuroscientific methods to analyze economic behavior. It focuses on the question what public management research can learn from neuroeconomics to improve performance-related pay systems. Among those findings covered are intertemporal choices, fairness concerns and altruistic punishment. The results concerning social behavior are contrasting the neoclassical theory-based recommendations of public choice theory as competition among bureaucracies and performance-related salary. This paper proposes to integrate these findings in the public management theory and to revise established performance-related pay schemes and contracts. Furthermore, it discusses possible problems which could arise with this new approach.

O Mercado das Percepções
A economia comportamental (behavioral economics) explica porque é que protelamos, compramos, pedimos emprestado e surripiamos chocolate sob os impulsos do momento.
«The Marketplace of Perceptions» - artigo na Harvard Magazine